Conheça a Vasectomia:
Como é a cirurgia? Ela causa impotência? Como é a recuperação?
A vasectomia, também conhecida por cirurgia esterilizadora masculina, é uma cirurgia para homens convictos que não desejam uma gravidez futura. Trata-se da interrupção dos canais (ductos deferentes) responsáveis por transportar os espermatozóides dos testículos ao meio externo.
É uma cirurgia que não causa impotência nem diminuição da libido. Nenhuma alteração no esperma é percebida, e o paciente continua ejaculando normalmente.
A reversão da vasectomia é possível, mas difícil. Assim, a vasectomia deve ser considerada um método definitivo.
Além disso, a cirurgia é considerada uma intervenção cirúrgica simples por não não exigir internação (o paciente volta para casa no mesmo dia) e de ter uma fácil rápida recuperação.
É importante lembrar, no entanto, que, apesar de simples, não é um procedimento isento de complicações, que podem acontecer principalmente se o repouso não for respeitado. Apesar de pouco frequentes, as mais comuns são: dor local, infecções da ferida operatória, hematomas ou sangramentos na bolsa escrotal.
Outro aspecto importante que deve ser alertado ao paciente candidato à vasectomia é que o efeito da cirurgia não é imediato. O casal deve permanecer prevenido por um período de aproximadamente de 3 meses ou o suficiente para 20 ejaculações, até que se faça exame de espermograma documentando a esterilidade.
Pensa em fazer a vasectomia?
Apesar de ser "simples", é fundamental uma avaliação do urologista para você tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia antes de realizar o procedimento.
Agende uma ConsultaQuer agendar uma consulta com um urologista?
Principais Tratamentos Urológicos
Atuação na área clínica e cirurgia da especialidade: